[mundial06] “Ai Portugal, Portugal. De que é que estás há espera, de eliminar a Inglaterra?!” Esta letra, adaptada do original de Jorge Palma, reflecte, e bem, o jogo entre ingleses e portugueses. Depois de 120 minutos de nulo, em que podia ter resolvido (e com um jogador a mais, após a expulsão de Rooney), Portugal teve novamente em Ricardo o herói das grandes penalidades (recordam-se do Euro 2004?). Três defesas valeram um novo recorde em Mundiais. *
Depois do Alemanha x Argentina, o Brasil x França era outra das finais antecipadas, apesar de haver sempre o natural favoritismo dos canarinhos. Passaram os franceses, com um golo de Henry (mercy outra vez), e passaram bem. Qualificaram-se “à rasca” para esta fase, mas ao eliminaram a Espanha por expressivos 3-1 mostraram que, apesar de a media de idades rondar os 30 anos, ainda aí estão para as curvas. Semelhantes exibições, relativamente à primeira fase, teve o actual campeão do mundo, mas com resultados diferentes. Apesar de jogar sem “grande chama” o Brasil lá foi conseguindo ganhar, jogo após jogo… até ontem. Muita individualidade mas pouca equipa. Como é que é possível que o actual detentor de ceptro mundial, não crie um único lance de perigo durante 90 minutos?! E Ronaldinho, viram-no por aí?!
* Curiosas são as “repetições” que se tem dado no Alemanha 2006 (Mundial), relativamente ao Portugal 2004 (Euro)! Contra a Holanda, há dois anos, nas 1/2 finais, a vitória sorriu a Portugal, com um golaço de Maniche, o homem do jogo. Na Alemanha, e dois anos volvidos, a história repetiu-se. Frente à Inglaterra “vira o disco e toca o mesmo”! Também fomos a penaltys, os tugas venceram e Ricardo foi o herói da nação… tal como este sábado. Recordo a capa desse dia do Record, que mostrava o “1” português com uma luva calçada e outra não: “Querem com ou sem luva?” era o título. Mal podiam imaginar que o feito de 2004 seria reeditado. No mínimo, uma escolha feliz.
0 Responses to “» ÉPICO(S)”